Koinonia – Estudo 02

Compartilhar, Preocupar-se e Orar Juntos
Todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham (At 4.32)
Em At 4.32, a palavra grega koinos foi traduzida pela idéia de ser tudo comum a todos.
A palavra grega koinonia às vezes pode significar contribuir ou compartilhar, repartir. Realmente, a Igreja cristã primitiva parece ter cuidado bem das necessidades físicas dos membros com um sistema de compartilhar propriedades. Atos 6 descreve a escolha de sete diáconos que ficariam responsáveis em auxiliar as necessidades das viúvas de uma maneira sábia e organizada. Neste estudo nós queremos examinar várias referências de koinonia que descrevem a Igreja cristã primitiva como um grupo que compartilhava, preocupava-se e orava junto.

1. Leia Hb 13.16
a. O que se pede que os cristãos façam?
b. Que palavra descreve estas ações agradáveis a Deus?

2. Leia 2 Co 8.1-4. As igrejas da Macedônia juntaram dinheiro para ajudar as igrejas pobres e sofredoras de Jerusalém. No versículo 4, koinonia é traduzida como compartilhar ou deixar participar. Conforme o versículo 4, o que a Igreja da Macedônia pensou deste seu empenho? Marque a melhor resposta na sua opinião:
a. Uma obrigação cristã
b. Um dever cristão
c. Um privilégio
d. Uma ordem do apóstolo Paulo

3. Leia Rm 15.26 e 2 Co 9.13. Que palavras foram usadas nestes textos para traduzir koinokia?

Compreendendo: uma ajuda financeira, feita por amor, a um cristão necessidade, aprofunda a amizade entre ambos, doador e recipiente. Você ou sua congregação já contribuíram alguma vez para minimizar as necessidades financeiras de um seminarista ou um missionário?

4. Rm 12.15 nos incentiva a nos alegrar com os que se alegram e a chorar com os que choram. Em Fp 3.10, koinonia é traduzida como comunhão ou tomar parte. Leia a passagem com muita atenção e depois responda:
a. O que Paulo quer repartir ou tomar parte?
b. Quem Paulo perseguiu antes de se tornar cristão?

Compreendendo: Hb 13.3 chama nossa atenção para que nos lembremos dos que estão em prisão, como se nós estivéssemos presos com eles. O Corpo de Cristo, ou seja o próprio Cristo, está sendo perseguido hoje em muitos países. Ajudando estes cristãos perseguidos, nós compartilhamos, tomamos parte nos seus sofrimentos, e então estamos em koinonia com eles.

5. Leia Fm 6 e diga se as afirmações são falsas ou verdadeiras (koinonia aqui é traduzida como compartilhar ou ter recebido)
a. Não devemos discutir nossas convicções particulares, a fim de que não fiquemos orgulhosos. (___) Verdadeiro (___) Falso
b. Compartilhando nossa fé, glorificamos Jesus Cristo. (___) Verdadeiro (___) Falso
c. Jesus morreu para que nossos pecados fossem perdoados, e isso é tudo o que Ele fez por nós. (___) Verdadeiro (___) Falso

6. O que faziam os primeiros cristãos, conforme At 1.14?

7. O que faziam os primeiros cristãos, conforme At 12.12?

8. Como koinonia é descrita em Mt 18.19?

Vamos Conversar
1. Howard Snyder um autor cristão, descreve o problema de falta de koinonia em muitas igrejas cristãs de hoje. Ele diz que a Igreja de hoje não está experimentando e nem demonstrando o tipo de companheirismo no Espírito Santo, como fez nos tempos do Novo Testamento. Ela está mais como uma instituição de nossa sociedade que como uma comunidade de cristãos. As pessoas dificilmente encontram dentro da Igreja institucionalizada de hoje, aquela intimidade encantadora entre pessoas, onde as máscaras são retiradas, a honestidade prevalece e existe a sensação de comunicação de comunidade onde além de comunhão humana existe literalmente a comunhão do e no Espírito Santo. Discuta estes comentários, tendo em mente a sua própria congregação.

2. O que você considera como uma congregação com verdadeira comunhão cristã? Muitas vezes isso é um outro nome para almoços ou jantares, atividades sociais, passeios ou outros ajuntamentos onde a conversação gira em torno de trabalho, família, atividades esportivas e passatempos.

3. Como koinonia poderia ser demonstrada num culto? Num grupo de estudo bíblico?

4. O que é uma reunião de oração? Sua congregação tem reuniões de oração? Por quê sim ou por quê não?

5. Qual das declarações abaixo melhor descreve koinonia?

a. Um almoço anual no aniversário da congregação.
b. Um passeio ou retiro de jovens ou de toda a congregação.
c. As palavras desejando que a paz do Senhor esteja com você, durante o culto.
d. Ajudar um membro da congregação que passa por dificuldades.

6. Visitar doentes é trabalho do pastor. Existem duas coisas que violam a idéia de koinonia expressas no cristianismo bíblico. Quais são? (Confira 1 Pe 5.1-3 e Mt 25.34-40)
a.
b.

7. Sem desfazer qualquer qualidade, que qualidade em especial você imagina que a maioria das pessoas comuns está procurando em uma Igreja cristã?
a. Uma congregação onde a Palavra de Deus é ensinada de forma clara e precisa e os sacramentos são administrados corretamente, ou
b. Uma congregação onde exista companheirismo atencioso entre os crentes que vivem no amor de Jesus.

(Koinonia – Vivendo em Comunhão – Estudos obtidos no site de The Lutheran Church – Missouri Sinod – www.lcms.org
Traduzido e adaptado por Rev. Éder Carlos Wehrholdt – Campo Largo – Pr – abril de 2002)

Deixe um comentário