Princípios da Ética Cristã Segundo Lutero (3)

Vv 14-18 – O Senhor é a minha força, meu salmo e minha salvação. Há voz de júbilo e de salvação nas tendas dos justos. A destra do Senhor está elevada, a destra do Senhor demonstra poder. Não morrerei, antes viverei e contarei a obra do Senhor. É verdade que o Senhor me disciplina, mas não me entrega à morte.

Como um coração verdadeiro vê a Deus e sua obra? Lutero responde: de três modos. Primeiro, quando expressa confiança exclusiva em Deus, que Deus realiza nele tudo, que nele fala e vive; que não insiste em sua própria força, capacidade, razão, sabedoria, santidade ou obra. Segundo, quando não silencia sobre essas coisas. Compõe um salmo, canta-o, prega, ensina, confessa e proclama a respeito de Deus, segundo sua fé. Pois a fé não se omite; ela confessa o que crê. Terceiro, porque Deus é sua salvação, que jamais abandonará seu cantor e seu salmo. Ele acha uma saída, seja por morte ou por vida, e concede a vitória, ainda que todas as portas do inferno e todo o mundo enlouqueçam e percam o juízo.

Por tudo isso, segundo o salmista, podemos jubilar a Deus pela nossa vitória. Não há sofrimentos maior do que nossa vitória em Deus e nisto os cristãos estão unidos. Os sofrimentos, que têm na morte o seu ponto principal, são menores do que a destra do Senhor, que nos faz viver. A destra do Senhor é a nossa vitória, pois ela é poder, a nossa força para sermos vencedores em Cristo. Quando observarmos as palavras do v. 17, percebemos que a nossa vitória é algo concreto, onde podemos expressar que não morreremos, não nos entregaremos, pois o Senhor é o nosso consolo e o nosso socorro.

A disciplina do Senhor consiste nas provações e tentações impostas pelo pecado de nossa natureza, aguçados por Satanás. Na disciplina ganhamos experiência de vitória e por isso em Cristo somos mais do que vencedores sobre Satanás e suas peripécias.

vv. 19-23 – Abri-me as portas da justiça, para entrar e agradecer ao Senhor. Aqui está a porta do Senhor, por onde entram os justos. Agradeço-te porque me humilhas e porque és minha salvação. A pedra que os construtores rejeitam tornou-se pedra angular. Isto procedeu do Senhor e é um milagre diante de nossos olhos.

Como um cristão age em relação ao que Deus fez por ele? Jesus chama de bem-aventurados aqueles que ouviram e creram, àqueles que entraram pela porta da justiça, que justifica e santifica. A porta do Senhor é o caminho que nos conduz a Deus e é Cristo. E isto nos humilha, porque retira de nós todo tipo de auto-justiça e coloca a justiça nos ombros de Cristo. Por isso, como diz o apóstolo Paulo, quando somos humilhados e que somos exaltados; quando reconhecemos o quão pecadores somos é que podemos ver Cristo como nosso salvador.

Mas, infelizmente, muitos rejeitaram essa pedra angular. Quando uma pedra não se enquadra no muro nem se adapta às demais pedras, mas desfigura toda a construção, esta é uma pedra imprestável e inútil, que deve ser lançada fora. Lutero conclui que as pessoas que mais rejeitam a Cristo são as que se consideram mais santas, melhores, sábias, eruditas, pois vivem na sua autoconfiança. Só o cristão humilhado por causa de seu pecado vive confiante na pedra angular e isso é o verdadeiro milagre. O milagre é algo fora do comum e de extraordinário, que possibilidade as pessoas viverem diferentemente. Claro, pois onde dominava o ódio há amor, onde dominava o egoísmo há altruísmo, onde dominava derrota há vitória.

vv. 24-29 – Este é o dia que o Senhor faz, alegremo-nos e regozijemo-nos nele. Ó Senhor, ajuda, ó Senhor, dá êxito. Bendito seja o que vem em nome do Senhor, nós abençoamos a vós da casa do Senhor. O Senhor é Deus que nos ilumina, adornai a festa com ramos até as pontas do altar. Tu és meu Deus, a ti quero agradecer, meu Deus, quero exaltar-te. Rendei graças ao Senhor, porque ele é bondoso, e sua bondade dura para sempre.

O dia do Senhor é o dia salvação daquele que nele deposita sua justiça. Por isso, alegria e regozijo. O dia do Senhor é dia de ajuda e de vitória. Ajuda contra Satanás e vitória sobre Satanás. E todos aqueles que têm ajuda e vitória no Senhor são abençoados. A bênção do Senhor é sua iluminação para a vida. Um coração iluminado por Deus irá proporcionar uma vida rica de bênçãos e de progressos na vida espiritual e física. O regozijo amplia-se com ramos, pois assim como Israel adornava a casa do Senhor com ramos para lembrar de suas vitória pelo poder de Deus, da mesma forma nós adornamos a Deus e suas coisas com um coração confiante e com uma vida dedicada a ele com tudo o que somos e temos. A exaltação de Deus ocorre num coração verdadeiro que se prende a ele e confia em todos os momentos da vida, pois só nesta fé somos vitoriosos.

A bondade de Deus se estende para sempre para todos aqueles que vivem na sua bondade. As gerações são abençoadas porque permanecem no Senhor e Senhor demonstra sua bondade aos corações verdadeiramente crentes.


A partir destas reflexões, analise as questões abaixo:

1) Como podemos relacionar a fé com as obras a partir deste Salmo?

2) Como Lutero nos ajuda a entender e a programar o evangelismo?

3) Como a morte pode ser encarada como uma vitória para o cristão?

4) Por que um cristão não se entrega ou por que ele pode lutar para modificar sua vida?

5) Como Deus nos disciplina ao longo da vida (analise individual, familiar e eclesiástica)?

6) Quem rejeita a pedra angular? Quais são atitudes que nos levam à rejeição de Cristo em nossa vida?

7) Como precisamos encarar aqueles que rejeitam a pedra angular?

8) Como é o dia do Senhor?

9) Como progredimos na nossa vida espiritual e física?

10)  Quais são os “ramos” que podemos depositar perante o Senhor?

(Rev. Clovis Prunzel)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: