Uma estratégia para o crescimento

Pesquisas realizadas mostram que tais igrejas estão fortemente ancoradas em Cristo – mensagens cristocêntricas –, têm um plano de ação (A grande comissão), promovem uma forte comunhão entre os membros (como na Igreja primitiva) e mantém continuamente contato com incrédulos. Isso é o que podemos chamar de As quatro leis do crescimento efetivo.
As Quatro leis do crescimento efetivo são: 1) Crie uma identidade para crescimento; 2) Atraia visitantes¸3) Integre os novos membros; 4) Equipe os membros para convidar. Estes princípios, quando aplicados de maneira consistentes, criam um padrão de saúde e crescimento na Igreja local.
PRIMEIRA LEI: CRIANDO UMA IDENTIDADE
Quem sua Igreja quer alcançar? Que imagem você deseja ter na comunidade local? Avalie a identidade de sua Igreja usando estes tópicos:
  • Declaração de missão (Deus chamou você para fazer o quê?)
  • Demografia e Psicografia (onde Deus colocou você e quem Ele quer que você alcance?)
  • Os recursos de sua Igreja: os membros, os ministérios, os edifícios (Que recursos Deus lhe dá para o trabalho?)
  • Representação visual: logotipos e sinalização (Como você está se comunicando com todos ao redor de sua Igreja?)
Uma vez que sua identidade foi estabelecida, você pode começar o processo cíclico de crescimento da Igreja, atraindo visitantes, integrando novos membros e equipando os membros para convidar. Para uma informação mais detalhada sobre como criar uma identidade de crescimento, veja o artigo Identidade de Crescimento – Sua Igreja Tem Uma? 
SEGUNDA LEI: ATRAINDO VISITANTES
Deixe sua comunidade saber quem você é e o que você faz. Determine uma estratégia sobre como você vai comunicar a mensagem de sua Igreja à sua audiência intencional. Muitas igrejas em crescimento escolheram a mala-direta como um meio de fazer sua mensagem a uma audiência específica que queriam alcançar. Uma análise demográfica (pesquisa de campo – Ver formulário), possibilitará uma pré triagem da audiência, levando a mensagem aos mais interessados.
Para mais informações e idéias sobre como atrair visitantes, leia o artigo RX da Igreja Invisível (Intencional)
TERCEIRA LEI: INTEGRANDO MEMBROS
Integração é o terceiro, e muitas vezes negligenciado, elemento para uma Igreja que quer crescer. O trabalho para atrair visitantes para a Igreja foi árduo, e agora eles não estão voltando. Integração começa com rostos amigáveis à porta de entrada, votos de boas vindas, atmosfera informal em toda a Igreja. Mas lembre-se que as pessoas não procuram apenas pessoas amigáveis, e sim amigos e relações significantes. Promova a integração.
Sinalização, recursos materiais (como folhetos), mapas de acesso, eventos de comunhão regulares (almoços, lanches) são importantes para facilitar a integração. Para mais idéias de como deixar uma impressão positiva, veja o artigo Faça de Seu Boletim uma Ferramenta de Integração.
QUARTA LEI: EQUIPANDO OS MEMBROS
Completar o ciclo é equipar os membros com treinamento, ferramentas e paixão em fazer do crescimento e do evangelismo uma parte de suas vidas. Diariamente sua congregação está se ligando a uma boa parte da comunidade local, seja por relações de trabalho, ajuntamentos sociais ou familiares, escola ou ainda tantos outros. Uma ferramenta de crescimento bastante útil é um cartão-convite, colorido, vistoso, que pode conter uma mapa indicando sua Igreja, horários de culto e até mesmo uma pequena mensagem. Coloque-os junto com seu boletim informativo para que os membros usem para convidar outras pessoas.
Extraído do site: http://www.outreachmarketing.com/ 
Traduzido e adaptado por Rev. Éder Carlos Wehrholdt, março de 2002.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: