Rm 6.1-5 – Sermão

Romanos 6.1-5   

         Em Cristo Jesus, o filho unigênito do Pai, que veio buscar e salvar o perdido e condenado, caros irmãos na fé!

         Nos primeiros cinco capítulos da epístola aos Romanos o apóstolo Paulo destaca a justificação do pecador, como sendo um ato gratuito de Deus. Deus enviou seu filho ao mundo para cumprir a lei em lugar do homem. Deus aplicou a seu filho o castigo que nossos pecados mereciam. Deus enviou o Espírito Santo ao nosso coração a fim de iluminá-lo com seus dons e conceder-lhe o dom da fé. Tudo isto Deus fez movido por seu grande amor que não tem prazer na condenação de uma só criatura humana.

         Agora porém vem a grande pergunta: Que significa todo este amor de Deus, empenhado a nosso favor? Significa isto que Deus tem prazer em nós na condição de pecadores? Significa isto que agora podemos pecar a vontade, fazer tudo que contraria a santa vontade de Deus, para num derradeiro momento exclamar: Pai perdoa!

         O apóstolo Paulo rejeita tal pensamento, com um enfático: De modo Nenhum!  Para logo depois apontar para o nosso batismo e o seu significado.

         Que significa o nosso batismo? Sim, nós geralmente gostamos da primeira parte do seu significado. Isto é,  gostamos de ouvir que pelo batismo somos lavados de todos os pecados e aceitos por Deus como filhos e filhas de seu amor.

         O apóstolo Paulo enfatiza em nosso texto o segundo significado, a saber: “Porventura, ignorais que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição.” (ARA). Aqui está, o batismo nos une, nos liga a Cristo. O batismo nos torna participante de Cristo, tanto de sua morte, quanto de sua ressurreição.

         Ser participante da morte de Jesus, significa receber os benefícios da mesma; como o perdão dos pecados, a isenção da culpa.

         Ser participante da ressurreição de Cristo significa que pelo batismo iniciou uma nova vida em nosso coração. O pecado foi eliminado. A santa vontade de Deus implantada. A igreja de Cristo tornou-se nossa igreja. O plano salvador de Cristo para o mundo, tornou-se o nosso. A determinação de Cristo no sentido de fazer as obras do Pai se tornam nossa determinação. Tudo isso significa que Deus pretende entrar para valer em nossa vida. Ele não quer ficar longe de nós, mas deseja participar de nossas lutas e de nossas vitórias, ele quer determinar as nossas ações.

         O pensamento de que pecando bastante, seremos muito agraciados por Deus, é tão absurdo como se alguém, que foi salvo de um afogamento, imediatamente após recuperar as forças se joga novamente ao mar para ver se os amigos são verdadeiros e voltam a salvá-lo. Ou, tão absurdo quanto alguém que estava tão endividado que os credores estavam prestes a tomar lhe todos os seus bens, quando de repente surge um amigo que paga toda sua dívida; uma vez livre da dívida, este cidadão irá assumir novas dívidas para ver se o amigo, novamente a irá pagar. Este pensamento é tão absurdo como alguém que pretende estar vivo e morto ao mesmo tempo.

         Se Cristo vive em nós, então somos novas criaturas, as coisas antigas já passaram. Se Cristo vive em nós então buscamos as coisas lá do alto, onde Cristo vive, não as que são aqui de baixo. Se Cristo vive em nós, então existe o poder divino dentro de nós pelo qual afogamos o velho homem com seus desejos malignos, para viver como filhos e filhas do Pai Celeste. Amém!

Autor: Waldemar Reimann.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: