Pais Apavorados

Há muitos pais e mães apavorados! Alguns estão apavorados por não saberem o que fazer, por não saberem como agir com seus filhos.

Esta semana, a mídia divulgou o rosto abismado das mães de duas adolescentes, de 15 e 16 anos, que resolveram fugir de casa. Elas viajaram para cá e para lá, enquanto os pais perdiam as noites de sono. Passados alguns dias, elas foram encontradas e, na maior cara de pau, disseram que apenas queriam respirar novos ares. Daí a gente pergunta: “Onde tudo isso vai parar?” Falando onde tudo vai parar, leiam o que a Bíblia diz dos últimos, ou dos próximos dias:

“Nos últimos dias, sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus. (2 Tm 3.1-4).”

Quase todos os aspectos mencionados neste texto bíblico afetam a família! Afetam a relação entre pais e filhos, pois perturbam um princípio fundamental na vida em sociedade – o princípio da autoridade. Quando o princípio da autoridade é ferido, a sociedade tende a sofrer violências e desrespeitos constantes. Não é a toa que o 4º Mandamento nos diz: “Honrarás teu pai e a tua mãe (autoridades), para que ‘vás bem'(…).” Quando esta honra não existe, “a vida vai mal”!

O mundo enfrenta uma crise de autoridade e precisa resolver isso. Falar mal e contar piadas de autoridades virou moda! Nossas crianças e jovens, de alguma forma, presenciam a nossa falta de respeito com as autoridades e, conseqüentemente, agem conosco da mesma maneira.

Existem vários livros com um grandioso número de dicas. Citarei aqui apenas o Livro dos livros – a Bíblia. Os versículos citados destacam os limites e a disciplina. A Bíblia diz: “O que retém a vara aborrece o seu filho,  mas o que o ama, cedo o disciplina. (Pv 13.24)”. Vejam só! A Bíblia está dizendo que quem não dá limites aos seus filhos, não o ama! O texto de Pv 22.15 clama. “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela.” “A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe. Pv 29.15”. “Corrija os seus filhos enquanto eles têm idade, mas não os mate de pancadas.” (Pv 19.18).

Por outro lado a Bíblia diz: “Corrige o teu filho, e te dará descanso; dará delícias a tua alma. (Pv 29.17). Todo o mundo se alegra ao ver um menino e uma menina bem educados, respeitadores e legais com os amigos. Já a alegria dos pais destas crianças multiplica-se várias vezes! É uma honra! Um orgulho! Contudo, as coisas realmente não são fáceis! O castigo precisa ser coerente, precisa ser equilibrado. Os pais necessitam agir sem a costumeira raiva! A Bíblia diz: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor (Ef 6.4)”. Interessante a expressão – não ‘provoqueis’ vossos filhos à ira. Afinal, alguns castigos apenas provocam mais e mais revolta! Agora, se o(a) filho(a) nota e sente que existe amor, existe interesse – então o castigo produz arrependimento. Mas o filho notará claramente se o trabalho é mais importante que ele, se a novela merece mais atenção, se as autoridades do lar são coerentes.

Sempre vão existir momentos em que os pais e autoridades não saberão o que fazer. Esta é a melhor hora de nos apegarmos a nossa Autoridade suprema, ao nosso Deus, levando em oração tudo o que está fora do nosso alcance, na certeza de que Ele cumpre suas promessas. “Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda que for velho não se desviará dele.” (Pv 22.6).

 

Pastor Ismar Pinz – ismarpinz@yahoo.com.br

Artigo escrito dia 19/06 e publicado dia 20/06/2008 no

jornal Folha de Candelária / coluna Paralelas

Candelária, RS.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: